Em 12 de julho de 2016, o presidente da UNIDAS, Aderval Paulo Filho, reuniu-se com os advogados Mauricio Tesseroli Miot e Welington Luiz Paulo, do escritório TMLP – Advogados, e Antônio Jorge Amaral Marques Júnior, da Postal Saúde, para tratar da estruturação da Comissão Contábil das Autogestões – CCA.
No decorrer da reunião, onde se discutiu a finalidade da CCA, ficou definido que a comissão irá, precipuamente: promover o intercâmbio de informações contábeis e fiscais entre as instituições filiadas à Unidas e estimular o desenvolvimento técnico profissional com vias a apresentar propostas concretas para melhoria e aperfeiçoamento do sistema.
Dentre as atividades que devem ser desempenhadas pela CCA, destacam-se as seguintes: a) subsidiar a instituição em ações políticas junto aos órgãos fiscalizadores; b) auxiliar a Unidas Nacional e suas filiadas na discussão de temas relativos a matéria contábil por meio de encontros, treinamentos e conferências; c) elaborar trabalhos escritos, promover pesquisas, seminários e demais eventos que estimulem o estudo; d) incentivar e fortalecer a categoria contábil dentro das entidades de Autogestão; e e) organizar encontros nacionais e regionais periódicos objetivando a integração. Isso tudo nos termos do regimento interno elaborado neste primeiro encontro que aguarda aprovação da diretoria.
O primeiro encontro já tem local, data e hora definida, ocorrerá na sede da UNIDAS Nacional, localizada à Alameda Santos, 1.000 – 8º andar, no dia 26 de agosto de 2016, das 9h às 18h.